26 março 2010

No Cruzeiro Educação deste domingo:
Movimentar o corpo é aprender!



Kátia Valérya, coordenadora de Esportes e Lazer do SESI Votorantim, fala sobre as diferentes atividades educacionais da instituição.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
Vou plantar uma árvore: será meu gesto de esperança. Copa grande, sombra amiga, galhos fortes, crianças no balanço e muitos frutos carnudos, passarinhos em revoada.’
As palavras do psicanalista, educador, teólogo e escritor Rubem Alves descrevem com perfeição o clima, o ambiente e a alma da próxima entrevista do programa Cruzeiro Educação, apresentado pela Dra. em Comunicação e Semiótica Míriam Cris Carlos e transmitido pela Rádio Cruzeiro FM.


Direto do SESI Votorantim, Míriam Cris Carlos entrevista Kátia Valérya dos Santos Souza, Coordenadora de Esportes e Lazer da unidade.
Com Fagner na trilha musical, Kátia fala sobre as diversas áreas nas quais o SESI atua; enumera as atividades educativas da instituição e explica a forte ligação que há entre o esporte, o lazer e o aprendizado.


Kátia é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Recife; pós-graduada em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing e RH pela Faculdade Salesiana de Araçatuba e em Esporte Educacional pela UNB/EAD - Universidade de Brasília - Ensino à Distância.

            O Cruzeiro Educação vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da Rádio Cruzeiro FM. Excepcionalmente neste domingo, 21/03, o programa será exibido às 8h. Pelo site da emissora, www.cruzeirofm.com.br, é possível acompanhar a programação em tempo real.
                       
            O programa é produzido por Isabella Reis e pela jornalista Luciana Lopez. A divulgação e as reportagens são de Marcela Rodrigues. Mel Carvalho é a responsável pelos trabalhos técnicos. A direção geral é do jornalista Werinton Kermes e a direção artística é de Edivaldo Pereira. Esta mesma equipe é responsável pelo outro programa radiofônico da Produtora PROVOCARE, o PROVOCARE FM, que vai ao ar pela mesma rádio aos sábados, às 11h da manhã.

Confira mais fotos da gravação!


Nossa entrevistada: Kátia Valerya



Nossa técnica, Mel Carvalho, atenta à gravação


Ao fundo, a produtora Luciana Lopez procura o melhor ângulo


e registra a apresentadora Míriam Cris Carlos sorrindo


A equipe ao fim da entrevista, no SESI Votorantim - Mel Carvalho (técnica), Luciana Lopez (produtora), Werinton Kermes (diretor) e Kátia Valerya (entrevistada).

19 março 2010


Drogas na Adolescência é tema do Cruzeiro Educação deste domingo.

Responsáveis pelo Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em Sorocaba, dão dicas para pais e professores
                                                                                            
O programa Cruzeiro Educação, apresentado pela Dra. em Comunicação e Semiótica Míriam Cris Carlos e transmitido pela Rádio Cruzeiro FM, abordará na edição deste fim de semana um tema que preocupa a maioria dos adultos de hoje: o consumo de drogas por adolescentes.


Míriam Cris Carlos conversa com a Sargenta Antea Maria Proença e com o Soldado Cravo, ambos do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior, localizado na região do Cerrado sorocabano. Em nome da corporação, os dois falaram sobre as ações desenvolvidas pela Polícia Militar no combate às drogas, principalmente sobre o trabalho com adolescentes.


Soldado Cravo desenvolve o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desde que o trabalho começou a ser realizado em Sorocaba, há cerca de dez anos. E a Sargenta Antea é a responsável pela execução do programa nas escolas da cidade.


Eles explicam como o PROERD é desenvolvido, falam das cartinhas de crianças que vêem nos policiais grandes professores de vida, das lições que são ensinadas para os adolescentes durante o programa e dão dicas para pais e professores sobre como identificar um usuário de entorpecentes e como lidar com esse jovem.


Eles explicam como o PROERD é desenvolvido, falam das cartinhas de crianças que vêem nos policiais grandes professores de vida, das lições que são ensinadas para os adolescentes durante o programa e dão dicas para pais e professores sobre como identificar um usuário de entorpecentes e como lidar com esse jovem.


As escolas que tiverem interesse em receber o PROERD devem entrar em contato com a Sargenta Antea no 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior. O telefone é (15) 3229-3990.


A entrevista foi gravada no Centro de Referência em Educação de Sorocaba, com o estúdio móvel da Produtora PROVOCARE, responsável pelo Cruzeiro Educação. A proposta do estúdio móvel é presenciar a educação de perto, onde acontece e com quem acontece, com o compromisso de levar um debate sobre a educação em todos os níveis e valorizar o potencial humano.


Ainda no programa deste domingo, 21/03, a repórter Marcela Rodrigues conversa com Paolo Fontani, Coordenador do Setor de Educação da UNESCO, sobre a importância do Cruzeiro Educação para Sorocaba e região. O programa terá como trilha sonora a Canção do PROERD e músicas das Meninas Cantoras de Petrópolis.


                O Cruzeiro Educação vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da Rádio Cruzeiro FM. Pelo site da emissora, www.cruzeirofm.com.br, é possível acompanhar a programação em tempo real.
           
                A direção geral do programa é do jornalista Werinton Kermes. Isabella Reis e Luciana Lopez assinam a produção. A divulgação e as reportagens são de Marcela Rodrigues. Nos trabalhos técnicos, Mel Carvalho. A direção artística é de Edivaldo Pereira. Esta mesma equipe é responsável pelo outro programa radiofônico da Produtora PROVOCARE, o PROVOCARE FM, que vai ao ar pela mesma rádio aos sábados, às 11h da manhã.

16 março 2010

Próximas Gravações!

Com nosso estúdio móvel, as gravações dos programas de 28/03 e 04/04 de 2010 acontecerão amanhã. O SESI Votorantim abrirá as portas para nossa equipe às 9h da manhã. Às 11h, estaremos no Mercadão Campolim. Acompanhe nossos passos e saiba que serão as entrevistadas. Você está convidado!


No programa do próximo domingo, 21/03, falaremos sobre o PROERD. Mais detalhes nas postagens seguintes! Cruzeiro Educação - na frequencia do conhecimento!

12 março 2010

Clube Barcelona e Centro de Referência em Educação recebem o Estúdio Móvel

Nos Provocare FM e Cruzeiro Educação deste fim de semana, entrevistados representam bem a proposta dos programas.

Os programas Provocare FM e Cruzeiro Educação, apresentados pela Dra. Míriam Cris Carlos e transmitidos pela Rádio Cruzeiro FM (92,3 MHz), trazem neste fim de semana entrevistados que simbolizam com exatidão as bandeiras que carregam.


No Cruzeiro Educação, que tem como objetivo incentivar as práticas e pesquisas educacionais, a entrevistada deste final de semana é a Dirigente Regional de Ensino, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva.
Há cerca de três anos no cargo, Maria Vicentina fala sobre as responsabilidades atribuídas a uma Diretoria Regional de Ensino e comenta a importância de cada projeto desenvolvido na região.


O Cruzeiro Educação foi gravado no Centro de Referência em Educação de Sorocaba (CRES), onde a equipe foi recebida pela gestora do local, Úrsula Jacinto Medeiros, que também participou do programa, ao comentar o trabalho realizado no CRES.


Já no Provocare FM, que trabalha pelo tripé sociedade, cultura e arte, Míriam Cris Carlos conversa com o curureiro Cido Garoto. Nascido em Ibitinga, Cido Garoto é um dos nomes mais prestigiados no universo do cururu, um desafio ao som de violas muito comum na região do Médio Tietê.
Cido Garoto conta como se envolveu com o estilo musical e fala sobre o passado, o presente e o futuro do cururu, além de comentar curiosidades sobre essa moda do interior paulista. O curureiro ainda fala sobre o carnaval de 2010, quando foi tema quando foi tema do Bloco "Depois a gente se vira" de Sorocaba.
 Com o estúdio móvel, o Provocare FM foi gravado na sala da diretoria do Clube Atlético Barcelona, local que sedia grandes apresentações de cururu em Sorocaba.

A proposta do estúdio móvel, maior novidade dos programas em 2010, é acompanhar mais de perto o dia-a-dia da cidade e se aproximar dos ouvintes. “Assim, incentivar a educação (Cruzeiro Educação) e discutir a sociedade, a cultura e arte (Provocare FM) torna-se mais real e humano”, diz Werinton Kermes, diretor dos programas.
 Pelos 92,3 MHz da Cruzeiro FM, o PROVOCARE FM vai ao ar no sábado (13/03), às 11 horas da manhã; o Cruzeiro Educação será exibido no domingo (14/03), às 9 horas da manhã. Pelo sítio eletrônico www.cruzeirofm.com.br é possível ouvir a programação em tempo real.
Os programas foram produzidos por Isabella Reis e Luciana Lopez, com assistência e divulgação de Marcela Rodrigues. A responsável pela operação técnica do estúdio móvel e pela edição de áudio é Mel Carvalho. A direção geral é do jornalista Werinton Kermes.
 Mais informações sobre os programas são obtidas nos blogs:

05 março 2010

Cruzeiro Educação e Provocare FM - Mulheres são destaques em programas


Neste fim de semana, os programas PROVOCARE FM e Cruzeiro Educação trazem entrevistadas que se destacam em suas áreas de atuação
            Com a aproximação do dia das mulheres, comemorado em 08 de março, elas ganham destaque nos programas PROVOCARE FM e Cruzeiro Educação deste fim de semana, apresentados pela Dra. Míriam Cris Carlos e transmitidos pela Rádio Cruzeiro FM (92,3 Mhz).
            O PROVOCARE FM vai ao ar no sábado (06/03), às 11 horas e o Cruzeiro Educação pode ser ouvido no domingo (07/03), às 9 horas da manhã. Pelo site www.cruzeirofm.com.br é possível acompanhar em tempo real.
            As entrevistas foram gravadas pelo estúdio móvel, que estreou com muito sucesso no último fim de semana com os primeiros programas inéditos deste ano. “A intenção desta novidade é acompanhar mais de perto o dia-a-dia da cidade, e se aproximar dos ouvintes”, disse o diretor dos programas, Werinton Kermes.
             
              O programa Cruzeiro Educação (domingo, às 9h) traz como entrevistadas duas professoras do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba: Eliete Jussara Nogueira e Maria Lucia de Amorim Soares. O tema da conversa foi “A Mulher na Educação”. Baseando-se em diversos livros, estudos e também na experiência pessoal, elas fizeram uma análise e refletiram sobre a temática proposta. Puderam resgatar um pouco da história e também comentaram sobre os tabus atuais, velados pelo feminismo. A gravação foi realizada nas dependências dos estúdios de comunicação da Universidade de Sorocaba, de onde foi possível perceber o grande número de mulheres atuando na área.

            Já a entrevistada do próximo PROVOCARE FM (sábado, às 11h) é a premiada atriz Melany Kern, que desenvolve atividades artísticas em Sorocaba e em São Paulo. É formada bacharel com habilitação em Teatro e Dança pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-São Paulo. Atualmente participa do Coletivo Cê, que desenvolve o projeto “Desterro”, contemplado pela Linc/Sorocaba e está em cartaz no Casarão da CPFL (Rua Dr. Ubaldino do Amaral, 202 – Centro – Sorocaba).
         Melany conta no programa como se deu todo o processo de criação do Coletivo Cê, quais são as propostas dos integrantes e também sobre as pesquisas que realizam. Segundo ela, trata-se de uma formação jovem, mas com integrantes experientes e determinados a prosseguir com o projeto, que busca valorizar a memória. Melany fala também dos seus projetos pessoais. O programa foi gravado na Biblioteca Municipal de Sorocaba, local em que é possível observar um acervo conservado de obras raras e que também é referência para pesquisadores e historiadores.
Os programas foram produzidos por Isabella Reis e Luciana Lopez, com assistência de Marcela Rodrigues, que também realizou reportagem. A responsável pela operação técnica do estúdio móvel e pela edição de áudio foi a Mel Carvalho. A direção geral é do jornalista Werinton Kermes.
            Mais informações sobre os programas podem ser obtidas nos blogs:http://cruzeiroeducacao.blogspot.com/ e http://provocarefm.blogspot.com/
 (Escrito por Luciana Lopez)