21 abril 2010

Estudo sobre o jornalismo da TV TEM é tema do Cruzeiro Educação deste domingo.


Direto da Escola Monteiro Lobato, Rodrigo Gabrioti fala de sua dissertação de mestrado: ‘Interação e Intercidades: A Comunicação Regional na Reconstrução dos Espaços’.



O que interessa para o sorocabano ver notícias de Jundiaí? E para quê o jundiaiense quer saber das notícias de Sorocaba? Essas foram as perguntas que levaram o jornalista Rodrigo Gabrioti à sua dissertação de mestrado, que será discutida no programa Cruzeiro Educação deste domingo, 25/04.
Rodrigo Gabrioti é produtor jornalístico da TV TEM. No dia-a-dia de seu trabalho, começou a refletir a regionalização construída pelo jornalismo da emissora que, em seus telejornais, coloca Sorocaba e Jundiaí em uma mesma região.
Do plano das ideias para o mundo acadêmico, Rodrigo resolveu pesquisar cientificamente o assunto. É sobre as descobertas e conclusões que fez durante sua aventura acadêmica que Gabrioti conversa neste domingo, 25/04, com Míriam Cris Carlos, apresentadora do programa.
 O entrevistado escolheu ‘Os Paralamas do Sucesso’ para embalar a entrevista que foi gravada num quiosque pertencente à Escola Monteiro Lobato, com o estúdio móvel. Do ambiente que comportou a equipe do programa, era possível ver a antena da Rádio Cruzeiro Fm (92,3 MHz). É esta antena que faz com que o Cruzeiro Educação vá ao ar todos os domingos, às 9h.


Rodrigo Gabrioti de Lima é graduado em Jornalismo e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba; radialista formado pelo SENAC, atualmente ministra aulas para os novos alunos de radialismo desta instituição. É também professor do curso de Jornalismo da ESAMC. Contato: rgabrioti@hotmail.com.

17 abril 2010

Cruzeiro Educação homenageia Monteiro Lobato e o dia do Livro Infantil.



Míriam Cris Carlos comanda o programa direto do Parque da Biquinha, ao som da trilha musical que embalava um dos primeiros ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ da TV.

Você já ouviu a trilha musical do Sítio do Pica-pau Amarelo que era exibido pela rede Globo no fim da década de 70? Se já ouviu e quer matar saudades, ou se nunca ouviu e quer conhecer, não perca o programa Cruzeiro Educação deste domingo, 18/04.
Em homenagem ao dia de Monteiro Lobato e ao dia do Livro Infantil, o Cruzeiro Educação resgata o som de grupos como Aquarius e Papo de Anjo, além de trazer as vozes de João Bosco, Lucinha Lins, Sérgio Ricardo e Gilberto Gil em interpretações inesquecíveis.
A trilha sonora especial deste domingo deixa ainda mais gostosa a conversa de Míriam Cris Carlos, apresentadora do programa, com os professores Paulo César Oliveira, Élide Garcia Silva Vivan e Rosana Helena Nunes. Com um sol brilhante e muita brisa, a gravação foi realizada no Parque da Biquinha, o Sítio do Pica-Pau Amarelo de muitas crianças sorocabanas. 


Os entrevistados deste final de semana lançaram, recentemente, o livro ‘Percursos e Práticas – (Re) Leituras de Produções Acadêmicas’. Outro professor da AES, Otávio Luis Furtado, também assina a obra.



Detalhes sobre a pedagogia empreendedora, motivação nas aulas de matemática, a linguagem do escritor Guimarães Rosa, a violência no ambiente escolar, o interesse pela pesquisa nos cursos de graduação, o ato de orientar trabalhos de conclusão de curso e reflexões sobre o ensinar. Estes são alguns assuntos que estão no livro e que serão explicados por Paulo César Oliveira, Élide Garcia Silva Vivan e Rosana Helena Nunes no Cruzeiro Educação mais recheado e eclético de 2010 até o momento.

O Cruzeiro Educação é apresentado pela Dra. em Comunicação e Semiótica Míriam Cris Carlos e vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da Rádio Cruzeiro FM. Pelo site da emissora, www.cruzeirofm.com.br, é possível acompanhar a programação em tempo real.

09 abril 2010

Como recuperar menores infratores?


Míriam Yasuda, coordenadora do NAIS - Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba, reflete o reeducar no processo de ressocialização de adolescentes.
                                                                         
Liberdade, mudança, confiança, esperança.
As palavras acima permearão o programa Cruzeiro Educação deste domingo, 11/04, apresentado pela Dra. em Comunicação e Semiótica Míriam Cris Carlos e transmitido pela Rádio Cruzeiro FM.
Direto do Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba, o NAIS, Míriam Cris Carlos conversa com a coordenadora do projeto, Míriam Yasuda.


Míriam Yasuda é formada em Psicologia e em Administração de Empresas. É pós-graduada em Psicossomatismo e é Mestranda com o tema “O Adolescente em Conflito com a Lei”. Contato: miriam@sossorocaba.org.br.

Estúdio Móvel.
         Neste domingo, 11/04, o estúdio móvel estaciona no NAIS, Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba, local que concentra atividades de reeducação e de ressocialização de menores infratores, como atendimento psicológico, sociológico e pedagógico, além de serem oferecidos, pelo NAIS, cursos profissionalizantes e aulas de esportes, como basquete e capoeira. 
O ambiente não poderia ser melhor para que a coordenadora do NAIS, Míriam Yasuda, pudesse detalhar o trabalho feito pelo Núcleo. A entrevistada explica a metodologia do projeto, conta como é o processo de abordagem do menor infrator, fala das dificuldades do trabalho e dos instrumentos que ajudam a conscientizar os adolescentes sobre a necessidade de transformação.  

Toda semana, o Cruzeiro Educação estaciona em um local diferente de Sorocaba e Região, como, por exemplo, um parque, uma praça, uma escola, um clube ou um local que incentive a educação. O intuito é se aproximar da comunidade a fim de presenciar as ações educativas que acontecem e, na medida do possível, transmitir a experiência para os ouvintes, através do som.

Exibição.
         O Cruzeiro Educação vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da Rádio Cruzeiro FM. Pelo site da emissora, www.cruzeirofm.com.br, é possível acompanhar a programação em tempo real.

Entre em contato.
Se você quer receber nosso estúdio móvel no seu local de trabalho ou tem uma sugestão de ambiente no qual possamos instalar nosso estúdio, entre em contato com a produção do programa através do e-mail: cruzeirofmeducacao@gmail.com.
Para o mesmo endereço devem ser enviadas sugestões de temas a serem abordados pelo Cruzeiro Educação. Estamos esperando o seu contato!

02 abril 2010

História da FACENS é tema do Cruzeiro Educação deste domingo.


No Mercadão Campolim, a professora Christina Camilla fala sobre as pesquisas que realizou para dissertar em seu mestrado.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
O programa Cruzeiro Educação, apresentado pela Dra. em Comunicação e Semiótica Míriam Cris Carlos e transmitido pela Rádio Cruzeiro FM, traz neste domingo de páscoa, 04/04, a professora Christina Camilla Antunes de Almeida, que leciona Comunicação e Expressão para os alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS.


Ao som de Rita Lee e em um ambiente bastante descontraído, no Mercadão Campolim, a professora Christina fala sobre a pesquisa que realizou para a dissertação do seu Mestrado em Educação, concluído em 2006. Recentemente, o material foi transformado em livro: “Origem e Fundação da Primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS”.
Além contar descobertas que fez durante a pesquisa, Christina explica a importância de estudar a história das instituições de ensino brasileiras, item acadêmico que por vezes é dado como menos importante. A professora também comenta os caminhos que percorreu até a publicação de seu livro.


Christina Camilla Antunes de Almeida é formada em Letras e leciona a disciplina ‘Comunicação e Expressão’ desde 1985 para os alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba; é Mestre em Educação desde 2006. Contato: camilla@globo.com. Assessora de Imprensa: adriana@atua.com.

           
O Cruzeiro Educação vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da Rádio Cruzeiro FM. Pelo site da emissora, www.cruzeirofm.com.br, é possível acompanhar a programação em tempo real.


Estúdio Móvel.

Toda semana, o Cruzeiro Educação estaciona em um local diferente de Sorocaba e Região, como, por exemplo, um parque, uma praça, uma escola, um clube, um zoológico ou um mercado. O intuito é se aproximar da comunidade a fim de presenciar as ações educativas que acontecem e, na medida do possível, transmitir a experiência para os ouvintes, através do som.
Se você quer receber nosso estúdio móvel no seu local de trabalho ou tem uma sugestão de ambiente no qual possamos instalar nosso estúdio, entre em contato com a produção do programa através do e-mail: cruzeirofmeducacao@gmail.com.
Para o mesmo endereço devem ser enviadas sugestões de assuntos para abordarmos em nosso programa. Participe!