28 maio 2010


Cruzeiro Educação visita a Cachoeira da Chave para falar sobre Escotismo.



Míriam Cris Carlos e sua entrevistada, Chefe Neide, do Grupo Escoteiro Vuturaty, sentam nas pedras da Cachoeira da Chave para gravar o programa que vai ao ar neste domingo.

 





Um som relaxante ao fundo e muita animação na conversa e nas músicas. Assim será o Cruzeiro Educação deste domingo, 30/05, que terá a Chefe Neide, do Grupo Escoteiro Vuturaty, como entrevistada, e Titãs como a banda do dia.
Poeta, Carlos Drummond de Andrade registra que o amor é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. E foi exatamente isso que a apresentadora do programa, Míriam Cris Carlos, e toda a sua equipe foram fazer na Cachoeira da Chave: semear o amor. Amor que se tem pela educação.
Chefe do Grupo Escoteiro Vuturaty, Neide Gomes fala, entre outras coisas, sobre os benefícios que a prática escoteira pode trazer para o processo de aprendizagem e de disciplinarização de um ser humano. Comenta as leis escoteiras, enfatiza o respeito que o movimento escotista tem pelo desenvolvimento individual de cada criança e fala a respeito das atividades que os escoteiros são incentivados a realizar no seu dia a dia.


            A entrevistada conta que a Cachoeira da Chave deu nome ao Grupo Escoteiro Vuturaty e que é por causa desta Cachoeira que o lenço do Grupo é branco; uma referência ao antigo nome da Cachoeira, Boturati, expressão da língua tupi que em português significa “espuma branca”. A Cachoeira da Chave também deu nome à cidade de Votorantim.



O Cruzeiro Educação vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da rádio Cruzeiro FM. Quem quiser entrar em contato com a Chefe Neide ou quiser saber mais sobre o Grupo Escoteiro Vuturaty deve dirigir-se à sede do movimento, em Votorantim, que fica à Rua Claudio Pinto Nascimento, 319, em frente à Escola SESI.




Cruzeiro Educação – Passeando pelo Mundo do Saber

Entrevistada: Chefe Neide Gomes – Grupo Escoteiro Vuturaty
Tema Principal: Os benefícios da prática escoteira no processo educativo.

Domingo, 30 de maio, às 9h, na rádio Cruzeiro FM – 92,3 MHz.



Confira mais fotos e bastidores da gravação na Cachoeira!


















22 maio 2010

Encontro de Pesquisadores é tema do Cruzeiro Educação deste domingo.

Direto do Parque dos Espanhóis, a professora Yoko Franco fala sobre o XIII EPIC – Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba.



Neste domingo, 23/05, às 9h da manhã na rádio Cruzeiro FM (92,3 MHz), a apresentadora do Cruzeiro Educação, Míriam Cris Carlos, conversa com a professora Yoko Franco, presidente do XIII Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba, o EPIC, que há oito edições também engloba o VIII Encontro de Extensão.
O EPIC acontece a partir de segunda-feira, 24/05, na Cidade Universitária, e vai até quarta-feira, 26, com apresentação de vários trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de Sorocaba e região. Uma palestra sobre a ética na pesquisa abrirá o encontro. Na quarta-feira, para encerrar as atividades, outro palestrante falará sobre como fazer da monografia uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
Yoko Franco comenta sobre esses e muitos outros assuntos ao som da cantora Nara Leão. Como Yoko mesmo define, Nara tem uma voz doce e cristalina. No programa deste domingo, serão tocadas músicas como “A Estrada e o Violeiro” e “Diz que fui por aí".
O programa foi gravado com o estúdio móvel no Parque dos Espanhóis, próximo ao bairro Barcelona, em Sorocaba. Durante a entrevista, Yoko Franco, Míriam Cris Carlos e toda a equipe do Cruzeiro Educação passaram muito frio. O ouvinte poderá perceber a intensidade do clima através do som do programa, pois o estúdio móvel captou com perfeição o vento que tomava conta do local.



Yoko Franco é graduada em farmácia pela USP, mestre e doutora em farmacologia pela UNICAMP e possui pós-doutorado pela UNICAMP e pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade de Sorocaba, ministrando aulas na Graduação em Farmácia e no Mestrado em Ciências Farmacêuticas da instituição. Contato: yoko.franco@prof.uniso.br.





Cruzeiro Educação – Incentivando o Conhecimento
Entrevistado: Professora Yoko Oshima Franco
Tema Principal: XIII Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica da Uniso.

Domingo, 23 de maio, às 9h, na rádio Cruzeiro FM – 92,3 MHz.



08 maio 2010

Papel das mães na educação é discutido em programa especial.



Mães da equipe do Cruzeiro Educação relatam como são seus filhos, contam como foi a criação dada a eles e falam sobre a importância da mãe no processo educacional.



No dia das mães, 09/05, o Cruzeiro Educação não podia fugir ao assunto. Para homenageá-las, nada melhor do que ter como entrevistadas as mães do pessoal que produz o programa. Às 9h deste domingo, elas dão depoimentos sobre o papel das mães na educação dos filhos, contam como foi a infância deles e dizem até mesmo o que pensam sobre até que idade deve-se educar um ser humano. 




Míriam Cris Carlos, apresentadora, é a única mãe da equipe e também deu seu depoimento.


Toda mãe é educadora. É ela a grande responsável por desenvolver nos filhos a vontade de sonhos e de vida. O programa deste domingo é das nossas mães, afinal, se não fossem elas, o Cruzeiro Educação não existiria. Pelo menos, não com a equipe que tem”, disse a apresentadora e única mãe da equipe que faz o Cruzeiro Educação, Míriam Cris Carlos. 
            Serão depoimentos de todos os tipos. Emocionados, engraçados e tímidos. Mas todos eles com algo em comum:     a satisfação das mães com o resultado de toda a dedicação que tiveram ao educar seus filhos. “Eu sou uma mãe muito feliz. Eu fui muito enérgica, todo dia ia buscar meus filhos na porta da escola, mas tudo o que eu sonhava, eu realizei com os meus filhos”, disse Isabel Marsal, mãe do diretor do Cruzeiro Educação, Werinton Kermes.





Dona Isabel, mãe do diretor Werinton Kermes, diz que não se arrepende por ter sido uma mãe ‘crica’.

         Ao som de várias músicas que lembram as mães, como ‘Terra de Gigantes’, de Engenheiros do Hawaí e ‘Lady Laura’, de Roberto Carlos, o Cruzeiro Educação está, novamente, recheado do ecletismo musical que marca os programas PROVOCARE de Mídia. Como de costume em edições especiais, ‘Trenzinho Caipira’, de Heitor Villa Lobos, dá lugar a outra música na trilha de fundo do programa. Dessa vez, Zezé di Camargo e Luciano dão ritmo aos depoimentos das mães que falarão durante o especial, com a música ‘No dia em que eu saí de casa’, que descreve com perfeição o papel da mãe como educadora e como aquela que prepara os filhos para a vida.
           O Cruzeiro Educação vai ao ar todos os domingos, às 9h da manhã, pelos 92,3 MHz da Rádio Cruzeiro FM. 

Cruzeiro Educação – Especial Dia das Mães
Entrevistadas: Mães do pessoal que produz o programa
Tema: O papel educador das mães

Domingo, 9 de maio, às 9h.
Rádio Cruzeiro FM – 92,3 MHz.

Apresentação: Míriam Cris Carlos | Produção, Divulgação e Reportagens: Isabella Reis e Luciana Lopez | Operações técnicas: Mel Carvalho | Direção Geral: Werinton Kermes


(escrito por Isabella Reis)